Dicas
"São tantas dúvidas em relação a cozinha, que tal
começar pela organização!!!
O bom funcionamento na sua cozinha começa com organização e planeamento.
Organize a sua dispensa e a sua geladeira para que possa planear as refeições
da semana, um jantar com amigos, uma festa de aniversário, etc.
Existem itens básicos que devemos sempre ter em conta
na dispensa como por ex: arroz, massas,farinha,azeite,sal,açúcar, especiarias,
etc. Aqui estão algumas dicas
que poderão ser úteis no seu dia a dia..."
- Alho: Para descascar alho no seu robô de cozinha. Coloque no copo 100 g de dentes de alho e descasque 10 seg/rotação inversa/vel 4. Adicione 800 g de água, retire as cascas que ficam na superfície e coe com ajuda do cesto. Se não for utilizar todo o alho, seque-o bem, coloque-o em um frasco esterilizado com tampa hermética e cubra todo ele com azeite. Conserve na geladeira.
- Beringela: Para retirar o amargo, deixe de molho em água com um pouco de sal e vinagre por 30 minutos.
- Beterraba: Para retirar mais facilmente a pele depois de cozida, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.
- Couve flor: Para diminuir o cheiro forte enquanto cozinha passe-a por suco de limão.
- Tomate: Para retirar a pele, escolha tomates bem maduros. Lave-os e faça um corte em cruz não muito profundo na base de cada um. Coloque-os em um recipiente e cubra-os com água fervente, deixe-os mergulhados por 1 minuto. Em seguida escorra e coloque-os em outro recipiente com água fria com cubos de gelo, deixe por mais 1 minuto. Com a ponta de uma faca, retire com cuidado a casca puxando as partes da pele no corte em cruz.
- Guardar os alimentos de forma correta é muito importante. Antes de armazenar compotas, geleias, conservas e outros alimentos, os frascos, as garrafas e as tampas devem estar bem limpos, esterilizados e sem rachadura.
- Depois de bem limpos coloque os frascos em uma panela funda forrada com um pano limpo, coloque os frascos ou as garrafas que irá utilizar. Cubra-os com água e deixe ferver durante 10 minutos. Com um pinça e com cuidado retire um a um e coloque-os para escorrer sobre um pano de prato grosso, virados coma boca para baixo. Proceda da mesma forma para as tampas e deixe por 5 minutos. Aqueça o forno a 110º C (baixo) e seque os frascos, as garrafas e as tampas com a boca virada para cima por cerca de 10 minutos, de preferência use-os ainda quentes ou espere apenas o tempo necessário para esfriar.
- Para um melhor resultado com os seus bolos, é fundamental que o forno esteja bem aquecido na temperatura indicada da receita. Em geral a temperatura utilizada para assar bolos é de 180º C. Em média o forno leva de 10 a 15 minutos para atingir a temperatura indicada (varia de forno para forno).
- Na falta de fermento químico, adicione ao bolo 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher (chá) de vinagre branco.
- Ao envolver a massa do bolo às claras em neve, faça-o delicadamente com a ajuda de um batedor de ovos (fouet).
- Na preparação de um bolo, utilize ingredientes que estejam à temperatura ambiente.
- Para melhor desenformar, forre o fundo da forma com papel manteiga untado. Não unte e nem enfarinhe as laterais da forma, desta forma o bolo ficará por igual.
- Não abra a porta do forno antes de 30 minutos de cozimento, para que o bolo não baixe no centro.
- O bolo depois de pronto poderá ser congelado inteiro ou em fatias. Deixe esfriar por completo e acondicione em sacos plásticos próprios para congelamento. Para utilizar descongele à temperatura ambiente.
- Para que o bolo não grude no prato em que vai ser desenformado, polvilhe o prato com açúcar de confeiteiro.
- Para prepararmos pães, pizzas e outras massas que fermentam devemos utilizar o fermento biológico fresco ou o seco instantâneo. Lembrando que o fermento biológico fresco pode ser desfeito em um pouco de água e em seguida adicionar os restantes ingredientes. O fermento biológico seco deve ser misturado juntamente com os secos (farinha, açúcar, leite em pó, etc.).
- Depois da massa amassada, coloca-se em um recipiente untado e deverá fermentar até que dobre de volume (tempo pode variar de acordo com a temperatura ambiente).
- Molde a massa de acordo com o pretendido e coloque em uma forma untada com óleo e enfarinhada, e deixe que fermente novamente durante cerca de 20 minutos. Poderá optar por fermentar a massa apenas uma vez. Assim, depois de amassar a massa coloque de seguida na forma em que irá assar, untada com óleo e enfarinha e deixe que fermente até que dobre de volume. Qualquer massa fermentando por duas vezes tornar-se-á mais fofa.
- Para soltar o excesso de massa agarrada na lâmina, é só programar 5 seg/vel 6.
- Pré-aqueça o forno na temperatura indicada da receita cerca de 10-15 minutos antes de colocar a massa, coloque uma forma pequena com 1 xícara de água e algumas gotas de limão, para que libere vapor, desta forma o pão ficará mais úmido por dentro e crocante por fora.
- Quando retirar o pão do forno, retire-o da forma e deixe que esfrie sobre uma rede. Depois de frio poderá congelar em fatias ou mesmo inteiro bem acondicionado. Descongele à temperatura ambiente ou leve ao forno preaquecido por alguns minutos,o pão semi-congelado. Ficará como com aspecto de preparado no momento.
- Para que as suas panquecas fiquem mais fofas, deixe a massa descansar cerca de 30 minutos antes de fritar.
- Os peixes devem ser descongelados dentro do frigorífico, lentamente. Se realmente estiver com pressa, coloque-o em água fria ou descongele-o no leite, desta forma realçará o seu sabor e retirará o "gosto de congelado".
- Quando preparar peixe no forno, forre uma assadeira com fatias de batata crua para que não grude.
- Nunca volte a congelar alimentos que você retirou do congelador uma vez descongelados devem ser preparados.
- Antes de preparar peixes, tempere a gosto e deixe marinar no tempero pelo menos 20 minutos.
- Demolhar bacalhau. Lave bem as postas em água corrente retirando o excesso de sal.Coloque-as em um recipiente fundo, sobrepondo-as de modo em que a pele fique virada para cima. Cubra com água, feche o recipiente com uma tampa ou uma película aderente e guarde-o no frigorífico.
- Mude a água passado 2 horas. Depois mude de 6 em 6 horas até completar 24 horas.
Comentários
Postar um comentário