Como germinar Trigo Sarraceno



O trigo sarraceno é tratado como grão por causa do nome, mas na verdade é uma semente altamente nutritiva e tem mais fibras do que a aveia. Completamente livre de glúten e não tem nenhuma relação com o trigo.

Rico em proteínas, antioxidantes, vitamina E,  aminoácidos essenciais, zinco, ácido fólico, ferro, cobre, manganês, magnésio, selénio, vitaminas B, Ómega-6 e fibras dietéticas solúveis. As fibras dietéticas melhoram a saúde digestiva e auxiliam na eliminação, e ajudam também a evitar as flutuações de açúcar no sangue. 

Ele pode ser servido como um substituto aos grãos em refeições para pessoas que são sensíveis ao trigo ou outros grãos que contêm glúten. Por isso, é preciso saber como preparar bem esta iguaria na culinária para aproveitar todos os seus benefícios. 

As sementes de trigo sarraceno podem ser simplesmente enxaguadas ou torradas antes de serem cozinhadas. No entanto, fazer uma pré-lavagem e deixar um pouco de molho pode ajudar a fazer com que fique mais digerível e diminui a quantidade de ácido fítico, que pode bloquear a absorção de alguns nutrientes pelo nosso organismo. 

Para cozinhar, adicione uma parte do trigo sarraceno para duas partes de água ou caldo da sua preferência a ferver, mexa e deixe levantar fervura. Diminua o lume, tampe o tacho e cozinhe cerca de 30 minutos. 

Benefícios ao consumir o trigo sarraceno:

  • Ajuda a melhorar a digestão e proteger o trato digestivo. 
  • Ajuda a prevenir cálculos biliares.
  • Promove a saúde do coração.
  • Contém antioxidantes que combatem o desenvolvimento de doenças.
  • Oferece benefícios cardiovasculares para mulheres na pós-menopausa.
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Para preparar é muito simples:


Pese 300 g de trigo sarraceno cru, lave e enxague muito bem em água corrente. 
Coloque num recipiente com o dobro de água e deixe hidratar durante 30 minutos. 
De seguida volte a lavar muito bem e deixe escorrer num coador de rede fina. 
Coloque num recipiente, cubra com um pano limpo e deixe num local escuro durante 48 h. O seu trigo já deverá estar germinado, pode consumir desta forma em saladas.


Para consumir seco, basta colocar num tabuleiro bem espalhado, cubra com papel toalha e deixe por 48 h. Guarde num recipiente com tampa hermética e consuma no pequeno almoço misturado nos cereais, em batidos, saladas, sobremesas, receitas cruas, em sopas, saladas, sobremesas e bolas de energéticas para um efeito crocante saudável.

Dosagem diária recomendada - 1/4 a 1/2 chávena de chá por dia.



Comentários

Postagens mais visitadas