Bolo do caco (sem glúten)



🍞🍞VÍDEO NO YOUTUBE - CLIQUE AQUI


Ingredientes para o bolo:

200 g batata doce, cozida e bem amassada

220g mix de farinhas

65 g fécula de batata

5 g sal

100 g água

4 g fermento biológico seco (ou 1 c. chá rasa)


Ingredientes para a manteiga de alho e salsa:

150 g manteiga com sal

1 dente de alho, ralado finamente

2 raminhos de salsa, só as folhas picadas


Preparação no robô de cozinha (Thermomix/Bimby):

  1. Para o bolo. Coloque no copo do robô o mix de farinha, a fécula, o sal e misture 10 seg/vel 4. Retire e reserve.
  2. Coloque no copo a água, o fermento e aqueça 1 mi 30 seg/37ºC/vel 2.  
  3. Adicione no copo a mistura dos ingredientes secos, a batata amassada e misture 15 seg/vel 4.
  4. De seguida,  amasse 1 min/vel espiga. Retire para um recipiente untado com manteiga, cubra com película aderente e deixe  levedar num local morno cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
  5. Após este tempo, com a ajuda da espátula retire o ar da massa e divida em 6 partes (100 g cada aprox.). Faça bolas e coloque-as sobre uma superfície bem polvilhada com farinha de arroz, achate-as levemente (deixe com cerca de 1 cm de espessura), cubra-as com um pano limpo e deixe levedar por mais 25 minutos.
  6. Leve ao fogo baixo uma frigideira anti aderente e coza os bolos 10-12 minutos de um lado, vire do outro lado e deixe acabar de cozer por mais 10 minutos.
  7. Para a manteiga. Num recipiente misture a manteiga o alho e a salsa. Sirva o Bolo do caco ainda morno com a manteiga de alho e salsa.

Preparação tradicional:

  1. Para o bolo. Coloque num recipiente a água morna, o fermento e  misture. Deixe repousar cerca de 5-10 minutos para ativar o fermento.
  2.  Coloque num recipiente o mix de farinha, a fécula, o sal e misture com um fuet. 
  3. Adicione à mistura dos ingredientes secos, o fermento ativado, a batata amassada e misture bem.
  4. De seguida,  amasse  com as mãos para que incorporem bem todos os ingredientes.   Cubra com película aderente e deixe  levedar num local morno cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
  5. Após este tempo, com a ajuda de uma espátula retire o ar da massa e divida em 6 partes (100 g cada aprox.). Faça bolas e coloque-as sobre uma superfície bem polvilhada com farinha de arroz, achate-as levemente (deixe com cerca de 1 cm de espessura), cubra-as com um pano limpo e deixe levedar por mais 25 minutos.
  6. Leve ao fogo baixo uma frigideira anti aderente e coza os pães 10-12 minutos de um lado, vire do outro lado e deixe acabar de cozer por mais 10 minutos.
  7. Para a manteiga. Num recipiente misture a manteiga, o alho e a salsa. Sirva o Bolo do caco ainda morno com a manteiga de alho e salsa.
Dica: para cozer a batata a vapor  (no robô), coloque 500 g de água no copo , o cesto com a batata e coza 25 min/varoma/vel 1. Pode também cozer a batata num tacho pequeno com água, escorra bem antes de amassar.
  • se quiser bolos maiores divida esta massa em 4 partes (150 g cada aprox.)

Sabia que ...

Na verdade o "Bolo do caco" é um pãozinho tradicional da Ilha da Madeira e do Porto Santo. 
Inicialmente foi criado na Ilha de Porto Santo com o intuito de reaproveitar as sobras da massa do pão de casa. 
O nome "Bolo" deve-se ao seu formato redondo. Antigamente este pão foi conhecido devido ao seu modo de preparação. Ao contrário dos outros pães, o bolo do caco não necessitava do uso de forno para a sua elaboração, o que era bastante útil, visto que naquela altura o povo não tinha poder de compra para investir num forno particular, e além do mais era proibida a construção de fornos particulares.
Até a bem pouco tempo era cozido numa pedra de basalto, denominada "caco", sobre brasas escaldantes. Hoje em dia, utiliza-se uma chapa de ferro aquecida ou uma frigideira.




Tempo de preparo: 5 min
Tempo total: 2 h 30 min
Grau de dificuldade: média
Rendimento: 6 uni. 100 g cada aprox.

Comentários

Postagens mais visitadas