Pão folha (ou sírio) de abóbora e alecrim


ASSISTA O VÍDEO NO CANAL - CLIQUE AQUI


Ingredientes:

10 g de psyllium em flocos

150 g de água morna

100 g de farinha de aveia (sem glúten)

90 g de farinha de arroz

70 g de fécula de batata

50 g de polvilho doce

5 g de fermento químico

5 g de goma xantana

130 g de purê de abóbora, frio

30 g de azeite

De 20 a 50 g de água TA

1 c. de chá de folhas de alecrim picadas, ou folhas de salva ou oréganos.

8 g de sal




Preparação:

  1. Coloque numa taça o psyllium e adicione 150 g de água morna, mexa bem e reserve.
  2. Noutra taça grande, coloque a farinha de aveia, a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce, o fermento químico, a goma, e misture bem com um fuet.
  3. Adicione o psyllium hidratado, o purê de abóbora, o azeite e misture com uma espátula. Adicione um pouco de água e vá amassado com as mãos até soltar da taça. A massa final deve soltar da lateral da taça e ficar elástica, não é uma massa pegajosa. Nesta receita eu usei apenas 40 g de água, a quantidade pode variar de acordo com a qualidade da abóbora que poderá ter mais ou menos água. 
  4. Adicione o sal, o alecrim e misture até ficar bem incorporado. Cubra com papel filme e deixe descansar durante 15 minutos.
  5. Depois deste tempo, pese e faça pequenas bolas (84 g cada aprox.). Numa superfície polvilhada com farinha de arroz e com a ajuda de um rolo abra a massa em forma de círculo com (19-20 cm de diâmetro aprox. ou 1mm de espessura). Vá girando a massa com frequência e polvilhando farinha para que não grude. 
  6. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio/alto, coloque o disco de massa e deixe que cozinhe por cerca de 1 minuto (ou quando começar a fazer bolhas), depois vire com uma espátula e deixe cozinhe do outro lado também por 1 minuto. Retire para um prato e cubra com um pano, isso reterá o vapor e garantirá que fique bem macio e flexível. Continue este mesmo processo para os outros pães. 

Dica: Normalmente, abro os pães enquanto os cozinho ao mesmo tempo (ou seja, enquanto um pão achatado está cozinhando, estou trabalhando para abrir o próximo). No entanto, você pode primeiro estender todos os pães e depois cozinhá-los. Neste caso, coloque sobre um tábua  polvilhada com farinha de arroz e cubra-os com um pano de prato limpo para evitar que sequem.
  • Os pães folha (ou sírios) estão definitivamente no seu melhor enquanto ainda estão quentes imediatamente após o cozimento, mas eles se mantêm bem em um saco com zíper ou embrulhados em filme plástico por 2-3 dias. Se eles secaram um pouco, você pode facilmente amolecê-los novamente.  
  • Para fazer isso, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e borrife levemente o pão achatado com um pouco de água. Em seguida, aqueça na frigideira quente com uma tampa, por cerca de 45 segundos a 1 minuto de cada lado. Finalmente, uma vez reaquecido, cubra e embrulhe por alguns minutos em um pano de prato para reter o vapor.
Utensílios: Taça grande, papel filme, rolo de massa, frigideira antiaderente, pano de cozinha limpo


Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total: 45 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 8 uni. de 84 g aprox.

Comentários

Postagens mais visitadas