Pão de cenoura simples e rápido
Ingredientes:
10 g de psyllium em flocos
135 g de água morna
165 g de cenoura cozida em pedaços
100 g de ovos (2 uni. M)
25 g de azeite
20 g de mel
5 g de vinagre
145 g de farinha de arroz
85 g de fécula de batata
60 g de farinha de aveia (sem glúten)
60 g de polvilho doce
7 g de fermento biológico seco
6 g de goma xantana
8 g de sal
Sementes q.b. para decorar (opcional)
- Comece por cozinhar a cenoura. Coloque a cenoura crua em pedaços numa panela pequena, adicione 400 ml de água e leve ao fogo por cerca de 15 minutos ou até estar completamente cozida. Escorra a cenoura "MAS" guarde a água do cozimento e deixe esfriar.
- Coloque numa taça o psyllium e adicione 135 g de água morna, mexa bem e reserve.
- Forre uma forma retangular (18x 8x7 cm aprox.) com papel vegetal e reserve.
- Quando a cenoura já estiver fria coloque-a num liquidificador ou um robô de cozinha, junte os ovos, o azeite, o mel, o vinagre e triture muito bem durante 1 minuto. Reserve.
- Na batedeira coloque a farinha de arroz, a fécula, a farinha de aveia, o polvilho, a goma, o fermento e misture por alguns segundos numa velocidade baixa.
- Adicione o psyllium hidratado e misture por 1 minuto numa velocidade baixa.
- Adicione o preparado de cenoura reservado e bata por 5 minutos numa velocidade média. Na metade do tempo, pare e verifique se é necessário adicionar um pouco da água do cozimento (neste passo eu usei água filtrada porque cozi a vapor, adicione apenas 65 g de água). E termine de bater o tempo programado, verifique sempre a consistência da sua massa antes de colocar na forma (conforme vídeo).
- Deite para a forma reservada, alise com as costas de uma colher molhada em água e polvilhe por cima algumas sementes (opcional). Cubra com papel filme (película aderente) e deixe levedar num local morno por cerca de 30 minutos ou até que dobre de volume.
- Após 15 minutos de levedação, pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Depois de levedar, retire o papel filme e leve ao forno por 20 minutos, após este tempo cubra com um papel ou papel alumínio (para não queimar) e deixe que acabe de assar por mais 25-30 minutos. Retire de imediato para cima de uma grade, retire o papel vegetal e deixe que esfrie por completo antes de cortar.
- Obs: TA (temperatura ambiente)
Nota: O tempo de cozimento é uma referência, podendo variar para mais ou menos tempo dependendo do forno que utiliza.
Dica: Depois de frio conserve o seu pão dentro de um plástico próprio para alimentos por até 3 dias num local fresco ou então congele fatiado por cerca de 3 meses e vá retirando as fatias conforme for consumindo.
Utensílios: forma retangular (18x 8x7 cm), papel vegetal, plástico filme (película aderente), grade de arrefecimento.
Comentários
Postar um comentário